Tempos atrás, nessa postagem falando sobre os motores dos carros, eu comentei que o motor do Fusca trabalhava de forma toda original. Minha referência era principalmente em relação a ignição, usávamos platinado.
No entanto um belo dia que fui sair com o carro senti umas embrulhadas, quando colocava mais peso no acelerador, típico de carburador sujo. Pois bem. Limpei todo o carburador e voltei pro carro. Ficou melhor, mas ainda não 100%.

Ainda poderia ser carburador, porque ainda que ele estivesse todo limpo, poderia acontecer de algo estar errado. Peguei um bura com outra giglagem que tinha aqui, um reserva, e espetei lá. Pior ainda.
Vídeo falando sobre o primeiro teste do Carburador na estrada.
Aí programei dois upgrades que NÃO tiram a cara de originalidade do motor. São eles:
- Carburador 30Pic Customizado do Kiko;
- Hotspark.
O primeiro coloquei em setembro do ano passado. O carburador do Kiko, especialista aqui do RS, é originalmente o 30PIC. Ele deveria vir de fábrica com a seguinte configuração abaixo, comparada com a que ele coloca que está entre parênteses:
Principal 117,5 (132,5)
Ar: 120 (135)
Lenta: 47,5 (50)
Injetor: 45 (60)

Vejam que os números são maiores se comparados aos parâmetros originais, porém no meu 30PIC havia lenta de 50 e injetor 55. Já estávamos no meio do caminho.
Link aqui pro Facebook do Kiko.
Além desse incremento de giclagem, Kiko também retira a borboleta do afogador, liberando espaço para fluxo de ar, troca a borboleta do acelerador de 30 para 32mm, tira os excessos de material que podem estar na tampa que são comuns e aumenta o diâmetro do venturi de 22,5 ou 24 (depende do carburador) para 25. Entre outras coisinhas. Não vou contar tudo aqui, vou deixar um pouco pra ele falar caso você venha a se interessar pelo assunto e faça contato.
Tudo isso melhora o fluxo do ar dentro do Carburador.
Falando com o Kiko ele disse que esse carburador funciona muito bem pro 1300, mas é no 1500 que ele realmente se destaca. Do meu ponto de vista esse carburador melhora bastante o desempenho do carro. Não dá pra esperar que o carro se transforme num 1600. De forma alguma, porém deixa ele esperto, com respostas mais rápidas em praticamente todas as faixas de giro.

Hotspark
Eu já uso o sistema da Eva e na White, e acho que funciona muito bem. A vantagem é que ele responde melhor do que o platinado e penso que seja mais simples que a ignição eletrônica.
Ahhh, mas se der pau no Hotspark? Aí é só ter um platinado e feito, só trocar. Ao contrário da ignição que usa um distribuidor e bobina diferentes, o Hotspark usa ambas compatíveis. Esse foi o principal argumento para eu usar esse sistema. Ainda que a gente tenha Ignição eletrônica na Blue.
A diferença do carro após a instalação, agora junto com o carburador, é absurda. O funcionamento do motor me parece mais uniforme. Sou leigo não sei dizer, muda um pouco o barulho também e na hora da partida. Nunca é uma coisa ou outra que vai fazer diferença no teu carro, é o conjunto de peças que funcionando de forma harmônica.
Os contatos do Kiko estão abaixo, e vale dizer que ele não trabalha apenas com carburadores para Fusca, Kombi, Brasília e ou derivados. É com qualquer carburador, e também tem outros acessórios como distribuidores, juntas…
