30PIC turbinado

Tempos atrás, nessa postagem falando sobre os motores dos carros, eu comentei que o motor do Fusca trabalhava de forma toda original. Minha referência era principalmente em relação a ignição, usávamos platinado.

No entanto um belo dia que fui sair com o carro senti umas embrulhadas, quando colocava mais peso no acelerador, típico de carburador sujo. Pois bem. Limpei todo o carburador e voltei pro carro. Ficou melhor, mas ainda não 100%.

Três fotos do trabalho caprichado do Kiko.

Ainda poderia ser carburador, porque ainda que ele estivesse todo limpo, poderia acontecer de algo estar errado. Peguei um bura com outra giglagem que tinha aqui, um reserva, e espetei lá. Pior ainda.

Vídeo falando sobre o primeiro teste do Carburador na estrada.

Aí programei dois upgrades que NÃO tiram a cara de originalidade do motor. São eles:

  • Carburador 30Pic Customizado do Kiko;
  • Hotspark.

O primeiro coloquei em setembro do ano passado. O carburador do Kiko, especialista aqui do RS, é originalmente o 30PIC. Ele deveria vir de fábrica com a seguinte configuração abaixo, comparada com a que ele coloca que está entre parênteses:

Principal 117,5 (132,5)
Ar: 120 (135)
Lenta: 47,5 (50)
Injetor: 45 (60)

Esquerda o Terminator, a direita o 30Pic normal.

Vejam que os números são maiores se comparados aos parâmetros originais, porém no meu 30PIC havia lenta de 50 e injetor 55. Já estávamos no meio do caminho.

Link aqui pro Facebook do Kiko.

Além desse incremento de giclagem, Kiko também retira a borboleta do afogador, liberando espaço para fluxo de ar, troca a borboleta do acelerador de 30 para 32mm, tira os excessos de material que podem estar na tampa que são comuns e aumenta o diâmetro do venturi de 22,5 ou 24 (depende do carburador) para 25. Entre outras coisinhas. Não vou contar tudo aqui, vou deixar um pouco pra ele falar caso você venha a se interessar pelo assunto e faça contato.

Tudo isso melhora o fluxo do ar dentro do Carburador.

Falando com o Kiko ele disse que esse carburador funciona muito bem pro 1300, mas é no 1500 que ele realmente se destaca. Do meu ponto de vista esse carburador melhora bastante o desempenho do carro. Não dá pra esperar que o carro se transforme num 1600. De forma alguma, porém deixa ele esperto, com respostas mais rápidas em praticamente todas as faixas de giro.

Hotspark e carburador não tiram o aspecto original do motor.

Hotspark

Eu já uso o sistema da Eva e na White, e acho que funciona muito bem. A vantagem é que ele responde melhor do que o platinado e penso que seja mais simples que a ignição eletrônica.

Ahhh, mas se der pau no Hotspark? Aí é só ter um platinado e feito, só trocar. Ao contrário da ignição que usa um distribuidor e bobina diferentes, o Hotspark usa ambas compatíveis. Esse foi o principal argumento para eu usar esse sistema. Ainda que a gente tenha Ignição eletrônica na Blue.

A diferença do carro após a instalação, agora junto com o carburador, é absurda. O funcionamento do motor me parece mais uniforme. Sou leigo não sei dizer, muda um pouco o barulho também e na hora da partida. Nunca é uma coisa ou outra que vai fazer diferença no teu carro, é o conjunto de peças que funcionando de forma harmônica.

Os contatos do Kiko estão abaixo, e vale dizer que ele não trabalha apenas com carburadores para Fusca, Kombi, Brasília e ou derivados. É com qualquer carburador, e também tem outros acessórios como distribuidores, juntas…

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