A hora de acordar no Acampamento

Eu não sei bem o que acontece comigo, via de regra eu durmo pouco em acampamentos. De Kombi? Acampamentos com Kombi? Não, na verdade eu já acampei de diversas formas. Pescando, na época da escola, por conta de eventos caninos e agora por causa dos carros. Lembro de vezes que eu sequer dormi, e não deixei ninguém dormir.

Dessa última vez, em Lajeado a meta era dormir depois do Seo Luiz que tem 68 anos e beirando a madrugada, 2 horas, ele estava muito acordado. Para meia dúzia de quatro ou cinco caras com de 10 a 15 anos menos idade aquilo era um insulto. Ficou combinado que só iríamos dormir depois que ele se recolhesse a sua Kombi.

Pavilhão em Lajeado.

Foi triste de ver, alguns não aguentaram e se entregaram antes, eu fui depois. Mas devo confessar que as quatro cervejas que tomei cobraram um preço. Deitei na cama que não arrumei, dormi direto na forração do colchão, sem lençol, vida loka total, e quando acordei eram 6 horas da manhã. O sol já iluminava o pavilhão do Parque de Exposições. Fui ao banheiro, tomei aquele banho sinuca, escovei dentes, arrumei o cabelo e voltei. As 7h e 40 minutos tirei a foto acima. Todo mundo dormindo.

Mas qual seria a hora certa para acordar num acampamento?

Praia das Pombas – Itapoã.

Vamos voltar até 23 de outubro de 2023. Lá estávamos nós em Itapoã, uma praia de água doce na cidade de Viamão. Lindo lugar. Nessa altura era primavera, não amanhece tão cedo. Mesmo assim as 5 da manhã já tem luz, não é mais noite preta. Nesse dia o homônimo (Fabiano Maciel) foi até a Kombi do Estefânio, bateu no teto, e gritou “BOM DIA VIETNAM!!!”. Pois bem, Estefânio então levantou-se foi até a Kombi que estava ao lado da dele e fez o mesmo, me acordando as 5h15min.

Mesmo ritual, banheiro, escova os dentes, sem banho já que estava friozinho e café. Foto abaixo Eu e o Estefânio, com as Kombis (Eva e Berenice). Meio acordados as 5h e 43 minutos.

Vejam as caras de sono.

Como eu sei a hora exata das fotos? É simples, como são arquivos digitais no instante em que são criados ficam guardadas as informações. Nome, quem gerou o arquivo (máquina, celular) e o horário.

Voltando, é bom acordar cedo. Ficamos duas horas lá conversando, tomamos café três vezes. Cada um que chegava e fazia café a gente ia junto.

Bom dia Vietnã é um grito que Estefânio roubou do Robbie Williams (ator) no filme que leva esse nome. Então em todo acampamento ele dá esse grito, ou tenta. Embora em Lajeado e em Itapoã ele não tenha conseguido. Acordaram mais cedo que ele.

Acampamento Mirante da Serra do Rio do Rastro.

Vamos voltar mais, 13 de fevereiro de 2022. Subimos a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina pela segunda vez. Saímos sexta as 22 horas viajamos a noite toda e chegamos lá na hora em que o sol estava nascendo. Lembram que eu falei que costumava fazer as pessoas ficarem acordadas? Então.

Saímos sexta, chegamos sábado. Fomos até Ubirici, vimos umas coisas e voltamos para Bom Jardim da Serra. Um dia bem puxado de 40 horas acordados. Dormimos lá no mirante de sábado para domingo, quatro Kombis. Lugar é incrível porque as 8 da noite você não escuta mais nada, vez que outra passa um carro, um caminhão, mas é difícil até de dormir com tão pouco barulho.

As 9 e 30 da noite a gente já estava dormindo. Vítimas da noite anterior de sexta para sábado em claro. Foi sorte porque o movimento começa cedo por lá. Assim como a gente chegou no dia anterior as 5 e 30 na manhã, no domingo também tinha barulho muito cedo. As 6 horas eu já estava andando pelo mirante.

Não lembro se houve naquele dia grito de Bom dia, lembro de outras coisas, outras histórias.

Minha conclusão sobre esse assunto é que: o certo em acampamentos é acordar cedo. Ficar dormindo é perda de tempo.

You may also like...