Bomba de óleo da EMPI na Brasília

Depois do problema que tivemos dia desses, achei que deveria finalmente trocar a bomba de óleo da White, assim como havia feito na Eva (Kombi). Primeiro problema era o investimento, queria uma EMPI. Outra questão, colocar com o filtro ou com o radiador que ainda não instalei na Eva? Optei por colocar ela com filtro externo. Porque o radiador é bem grande, pensei que seria um problema achar um local seguro para a instalação.

E aí começaram nossos problemas. Meus e do Márcio, que veio até em casa pra instalar. Primeiro ele fez uma regulagem nos balancins. Começamos aí, uma das arruelas estava quebrada. Após uma rápida procura pelas auto peças da cidade, vimos que não havia pra vender isso. Ok, fomos até a MUAR, recorrer ao estoque de peças do Márcio. São cidades diferentes, uma hora perdida.
Regulados os cabeçotes, já ficou melhor. Mas a bomba ainda era um problema.
Começamos a desmontar tudo, escapamento, latas do motor, polia e finalmente a bomba. Desmontar é sempre barbada. Comprei um suporte para colocar o filtro junto aos prisioneiros do escape. Para isso vem junto prisioneiros maiores pra juntar a surdina e o suporte do filtro.

Os prisioneiros obviamente não saíram. E agora? Bom agora era achar outro lugar pra colocar o filtro. Esse problema foi bem rápido. Colocamos debaixo da chapa da bateria. Provisório quase definitivo, porque esteticamente ficou muito bom. Feito, resolvido. Bomba no lugar, ligação das mangueiras feitas, é chegada a hora de martelar a chapa da polia para que ela se molde na bomba que é maior.

Certo, barbada também, Márcio fez de boas. Bora botar a polia e… novo problema.
A polia é maior que o normal. Um pouco mais larga coisa 0,4mm, que a instalamos na Eva. Era o bastante para a polia não apenas bater na chapa, mas nem chegar a dar aperto. Primeiro saímos para comprar uma outra, mais tempo perdido, as auto peças de Gravataí tem uma falta grande de ítens de antigos, e também são poucas opções de lojas. Só encontramos modelos iguais.
 
A solução seria tirar uma beirada. Nessas horas é bom ter as ferramentas em casa. Lixadeira na polia, medindo com paquímetro (mais uma ferramenta importante) pra não tirar muito e inutilizar a peça. Como já havia comparado a polia da Kombi, quando chegamos na medida fomos testar. Deu certo. Foi pro lugar e não pegou. Montamos, colocamos óleo e bora ligar a bagaça.
Adivinhe: começou a vazar óleo, muito óleo, pelo filtro. Para tudo, tira o filtro. A vedação estava mastigada. A borracha não vedou como deveria. Perdemos muito óleo. Tiramos o filtro da Bosch, colocamos novamente e funcionou, não vazou.
Um problema atrás do outro, porém achamos que estava pronto. SQN.

No dia seguinte. Comecei lavando o motor por baixo, coloquei mais óleo, terminei de montar as latas e botei pra funcionar. Vazou novamente. Com mais óleo e mais pressão a borracha não vedava. Durante a tarde saí pra trabalhar e aproveitei e comprei outras duas marcas de filtro. Encontrei um da Vox e outro Wix.

Coloquei o Wix, já que um vendedor me disse que Vox e Bosch são exatamente iguais, por saírem da mesma fábrica. Essa informação não consigo confirmar. O Wix é um pouco menor, cabe menos óleo.
Completa o óleo e torcendo pra funcionar. E deu certo. A aparência do Wix é um pouco inferior aos Boxch/Vox, porém funfou. Nem testei o Vox, mas fica de reserva. No total acredito que 3,5 litros de óleo estão no sistema. A bomba que estava nela tinha engrenagens de 21mm, o que significa dizer que tivemos um aumento de 50% com a de 32mm. Essa era a intenção, além de é claro corrigir o problema que havia.
A primeira viagem foi ontem, fomos até Nova Petrópolis, Serra gaucha, uns 90km de distância. Ida e volta sem problemas. 180km no total com uma boa média, em torno de 11km por litro.
Sem sombra de dúvidas essa foi a manutenção/upgrade mais complicada que já fizemos na White, pelo número e nível de problemas. Mas no final deu tudo certo. Por enquanto… kkk

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1 Response

  1. 05/03/2019

    […] Aqui vocês viram que tivemos vários problemas empilhados na hora de instalar a bomba de óleo da EMPI. E na mesma semana da troca nós fomos até Nova Petrópolis. Fica uns 90km de Gravataí. A viagem foi ok, mas o carro deu umas falhadas, nada muito sério. Apenas quando se exigia mais acelerador dava umas engasgadas. […]