Filtro de gasolina da EMPI

Toda e qualquer atividade que você possa praticar existe basicamente três tipos de itens. O essencial, o que você faz ser essencial por necessidade e a perfumaria. O filtro de gasolina da EMPI se enquadra nesse último ponto, mas não dá pra dizer que ele não é bonito.
Já pratiquei muitas atividades na minha vida. Já pesquei, tenho meus instrumentos musicais, já fiz agility (esporte canino), e em todas, assim como nesse meio de carros velhos/antigos, temos aqueles itens que não fazem diferença, mas que você tem.
Alguns são realmente essenciais, um tênis para você correr, você precisa daquilo, mas você não precisa de um tênis que conte quantos passos você vai dar. Você pode fazer desse contador de passos algo tão importante que ele venha a ser essencial, para você.

 
O essencial pra você está muito perto da perfumaria, que é algo que você não precisa, que algo mais simples e mais barato provavelmente já faz, mas que por algum motivo (estética/status) você tem.
O filtro de gasolina da EMPI é isso, porém é uma peça muito bonita, metal cromado com o meio de vidro. Diferente da alavanca da EMPI que além de bonita (questão de gosto) é funcional melhorando engates e reduzindo o curso, o filtro tem a mesma função que outra peça plástica modelo original tem, mas com um valor 10 vezes maior.
Instalação
Sem mistérios. só colocar o in e out para os lados certos (in pro lado do tanque e out pro lado da bomba de combustível), plugar as mangueiras como em qualquer outro filtro e era isso.
Porém tem uma questão. Os niples, as peças que fazem a ligação do filtro na mangueira são de plástico. São três pares com bitolas diferentes, para cada diâmetro de mangueira que você possa ter. Coloquei primeiro com os mais finos. Instalei sem vedante pra ver o que acontecia.
Liguei o carro, o filtro encheu e desliguei. Deixei assim uns minutos e começou a vazar. Ok, vamos ter que usar o veda rosca. Porém ao tirar o niple vi que o plástico já não estava como antes. A rosca do filtro, que é metálica, tinha comido a rosca plástica.

Pode ter sido minha culpa? Sim pode, posso ter instalado mal.
Usei o vedante com o niple de bitola intermediária. Entrou mais justo na mangueira. Com o vedante, só que aí não foi até o final, porque a rosca do niple entra muito justa no filtro. Ok, liguei encheu e deixei um tempo lá. Voltei, não estava vazando. Sem problemas. Funcionou.
Mas eu não estava convencido. No outro dia fui olhar como estava. E… estava vazando. Muito pouco, mas estava. Bom, a solução seria substituir por niples de metal. Sinceramente eu já estava achando demais isso. Porque era uma estrutura descabida para um simples filtro de gasolina. Todavia virou uma questão de honra fazer aquilo funcionar.
Quatro peças porque não tem, ou na loja não tinha, niple na bitola do filtro. Tive que comprar um adaptador pra aumentar a rosca e usar o niple. Uma função, mas no final, com o vedante funcionou. Mesmo assim deixei o outro filtro de combustível, o de plástico (tipo original) funcionando, ligado um pouco antes, na foto abaixo da pra ver bem na esquerda.

Conclusão
Minha conclusão é que o filtro de gasolina da EMPI, esteticamente é muito bonito. Valoriza a instalação do motor. Eu espero que ele se pague com o tempo, por ser lavável. É de vidro dá pra ver a gasolina ali nitidamente e também a sujeira.
Caberia bem um suporte. Eu até fiz uma peça que acabei não usando. Por ser metal e vidro não acho uma boa deixar batendo como a gente deixa o de plástico, atirado em qualquer lugar. No meu caso, temos duas peças metálicas antes e depois do filtro, ficou mais forte e se sustenta sozinho, não encosta em lugar algum, e também tenho muito espaço no cofre da Kombi, algo que no Fusca não acontece.
O problema na instalação pode sim ter sido culpa minha. Não vou colocar a culpa nas peças plásticas.
No final da experiência toda eu penso para qualquer produto que eu compre e instale: eu colocaria isso em outro carro? A minha resposta para esse filtro hoje é não.
Motivos? Bom… primeiro que na Brasília nada aparece, mesmo com uma tampa transparente o que você vê são os carburadores e a capela, no Fusca é tudo original e originalmente é aquele filtro basicão. Minha cota de filtro EMPI já está completa. hehehe.

You may also like...