O que é mais importante num carro? Potência ou Torque? Depende muito de qual é a necessidade. Porém uma coisa não dá pra deixar de lado, o peso do carro e o peso que ele leva. E nesse ponto o Fusca tem uma relação muito positiva em comparação aos outros volks Aircooled.
Uma boa medida é andar sozinho no seu carro, fazer um percurso com ele, ver como é o comportamento. Depois colocar mais três pessoas, duas, dentro e fazer o mesmo percurso. Você vai sentir o carro mais pesado, é bem óbvio. Claro, só não vai mudar nada se tiver muita potência e torque disponíveis.

Meu pai tinha uma Ranger que era meio que tanto faz arrancar com ela descarregada ou puxando um barco no reboque. O torque era grande no motor Diesel 2.5 turbo já nas rotações mais baixas. E com uma relação de marchas curtinha, parecia um trator.
Mas vamos falar de Volks, aquele comparativo básico Fusca X Brasília X Kombi. Na tabela abaixo tem um para mostrar o quanto o peso poderá influenciar no desempenho. E é possível ver o quanto de potência é necessário para por exemplo equalizar o peso de uma Brasília, e ou Kombi, em comparação com o Fusca que é o mais leve.
Fusca | Brasília | Kombi | |
Peso | 790kg | 890kg | 1290kg |
65cv | 12,15 | 13,69 | 19,84 |
75cv | 10,53 | 11,86 | 17,20 |
85cv | 9,29 | 10,47 | 15,17 |
95cv | 8,13 | 9,36 | 13,57 |
105cv | 7,52 | 8,47 | 12,28 |
115cv | 6,86 | 7,73 | 11,21 |
125cv | 6,32 | 7,12 | 10,32 |
Os valores de peso variam de versão para versão dos carros, mas são dados da própria volks. Pra ficar mais fácil de entender eu comecei com 65cv que seria o básico de um motor 1600 com dupla carburação. Até porque os três saíram com essa configuração.

Vejam que pra que uma Kombi tenha a mesma relação peso/potência de um Fusca com 65 cavalos, ela teria que ter 105!!! Culpa de meia tonelada a mais de peso da “velha senhora”. Ou seja: muito motor para ter os 12kg por cavalo. A Brasília fica mais próxima, mesmo assim precisa sempre de 10 cavalos a mais pra equalizar os 100 quilos que tem de lastro em comparação com o irmão mais velho.
Claro que isso não quer dizer que uma Kombi será sempre mais lenta que um Fusca ou uma Brasília. Ou a Brasa mais lenta que o Fusca. Porque essa relação é um parâmetro básico. Mas você pode ter 80 cavalos e com um comando mais bravo, certamente, terá mais torque em relação ao comando original.
É interessante comparar, mas meio mentiroso o resultado. Outros fatores como caixa de câmbio, carburação, virabrequim, o já citado comando… cabeçotes… isso tudo muda muito o comportamento do carro e faz com essa relação seja apenas mais uma informação que pode ser usada da forma que você quiser. Pro bem ou pro mau. 🙂