Peso x Potência

O que é mais importante num carro? Potência ou Torque? Depende muito de qual é a necessidade. Porém uma coisa não dá pra deixar de lado, o peso do carro e o peso que ele leva. E nesse ponto o Fusca tem uma relação muito positiva em comparação aos outros volks Aircooled.

Uma boa medida é andar sozinho no seu carro, fazer um percurso com ele, ver como é o comportamento. Depois colocar mais três pessoas, duas, dentro e fazer o mesmo percurso. Você vai sentir o carro mais pesado, é bem óbvio. Claro, só não vai mudar nada se tiver muita potência e torque disponíveis.

Meu pai tinha uma Ranger que era meio que tanto faz arrancar com ela descarregada ou puxando um barco no reboque. O torque era grande no motor Diesel 2.5 turbo já nas rotações mais baixas. E com uma relação de marchas curtinha, parecia um trator.

Mas vamos falar de Volks, aquele comparativo básico Fusca X Brasília X Kombi. Na tabela abaixo tem um para mostrar o quanto o peso poderá influenciar no desempenho. E é possível ver o quanto de potência é necessário para por exemplo equalizar o peso de uma Brasília, e ou Kombi, em comparação com o Fusca que é o mais leve.

FuscaBrasíliaKombi
Peso790kg890kg1290kg
65cv12,1513,6919,84
75cv10,5311,8617,20
85cv9,2910,4715,17
95cv8,139,3613,57
105cv7,528,4712,28
115cv6,867,7311,21
125cv6,327,1210,32

Os valores de peso variam de versão para versão dos carros, mas são dados da própria volks. Pra ficar mais fácil de entender eu comecei com 65cv que seria o básico de um motor 1600 com dupla carburação. Até porque os três saíram com essa configuração.

White.

Vejam que pra que uma Kombi tenha a mesma relação peso/potência de um Fusca com 65 cavalos, ela teria que ter 105!!! Culpa de meia tonelada a mais de peso da “velha senhora”. Ou seja: muito motor para ter os 12kg por cavalo. A Brasília fica mais próxima, mesmo assim precisa sempre de 10 cavalos a mais pra equalizar os 100 quilos que tem de lastro em comparação com o irmão mais velho.

Claro que isso não quer dizer que uma Kombi será sempre mais lenta que um Fusca ou uma Brasília. Ou a Brasa mais lenta que o Fusca. Porque essa relação é um parâmetro básico. Mas você pode ter 80 cavalos e com um comando mais bravo, certamente, terá mais torque em relação ao comando original.

É interessante comparar, mas meio mentiroso o resultado. Outros fatores como caixa de câmbio, carburação, virabrequim, o já citado comando… cabeçotes… isso tudo muda muito o comportamento do carro e faz com essa relação seja apenas mais uma informação que pode ser usada da forma que você quiser. Pro bem ou pro mau. 🙂

You may also like...