Brasawhite – parte 3

A White com certeza foi o carro que mais alterações nós fizemos e continuamos fazendo. Vamos listar abaixo algumas das modificações feitas e comentar no que isso melhorou ou piorou o carro. Começando pelo motor:

Motor 2020.

Motor

Dupla Carburação – primeiro colocamos uma carburação dupla Solex 32, que foram substituídos por dois carburadores modificados pelo Kiko, com borboletas 34, além de outras modificações. O carro já respondia bem com os 32, com eles “turbinados” ficou ainda melhor. Quase nada de acelerador e o carro anda bem;

Coletores – usávamos uns coletores baixos, que dizem dá mais torque, mas a questão é que os carburadores ficam muito baixos. Depois passamos a usar coletores mais altos, os certos para a Brasília;

Primeira foto motor quando chegou, segunda já com dois carburadores, mas com a mesma capela.

HotSpark – ela andava com platinado, mesmo com a dupla. Relutei em colocar ignição eletrônica e acabei achando boa a ideia do Hotspark. Mudou totalmente o comportamento do carro, muito melhor, até o barulho ficou diferente. Vantagem do Hotspark é que você consegue voltar pro platinado em caso de pane;

Bomba de Óleo da EMPI – esse foi outro upgrade que modificou o comportamento do motor. Hoje está tudo normal, porém é preciso tomar cuidado, tanto com as mangueiras que serão utilizadas quanto com o filtro. As mangueiras precisam ser com malhas de aço dentro e com borracha que aguente alguma temperatura, enquanto que o filtro precisa ser da marca Fram, para motores Diesel. Foram nessas especificações que cheguei após vários problemas com filtros estourados e mangueiras rasgadas;

Radiador de óleo deslocado – trocamos a capela e colocamos o radiador deslocado dos motores mais modernos. Tanto essa modificação quando a bomba externa visam melhorar o arrefecimento do óleo. O deslocamento do radiador tem como princípio básico tirá-lo do calor do cilindro 3. Enquanto que com a Bomba Externa a gente usa um filtro que comporta cerca de 700ml a mais de óleo. É um sistema simples, o da Eva (Kombi) é um pouco mais complexo pois envolve um radiador ainda.

A troca da capela, por uma mais moderna também deixa mais limpo o espaço, uma vez que a que estava instalada ainda tinha as saídas para o ar quente.

Internamente o motor foi retificado. Colocamos um kit 1600 zero. Mas nenhuma peça que melhorasse a performance foi instalada. A bobina é uma olimpic que veio junto com o Kit do Hotspark, mais os cabos de vela. A bomba de combustível também foi trocada.

Suspensão

Dianteira – na dianteira temos um quadro revisado com o sistema de catraca para regular a altura dela, com amortecedores de Opala da marca Cofap para aumentar o curso da suspensão. Foi indicado também usar o do Chevette por ser mais macio, no entanto com medo de que ficasse muito mole optamos pelo do Opala. Na auto peças onde compramos nos ofereceram dois tipos, para motores de seis ou quatro cilindros. Pegamos os de 4, porém não sei se existe realmente diferença entre um e outro;

Traseira – na traseira temos os facões reguláveis da Vilavolks. Na parte traseira tivemos que trocar as mangas, porque elas estavam com solda. Também tivemos que substituir as barras de torção. Ela estava com barras e facões de Fusca. Também temos amortecedores Cofap na traseira. Esse conjunto foi herança da Blue, que anda agora com os Monroe, que são mais macios. Ainda falando de traseira, colocamos as coifas EMPI na caixa e as buchas do facão em Uretano da mesma marca.

Pneus e Rodas

Quando ela chegou para nós tinha montado um jogo de rodas de Brasília mesmo. sendo as dianteiras largura original e na traseira uma tala 8, que estavam ovaladas. Passando dos 60km/h dava pra sentir bem o problema. Os pneus eram todos ruins e velhos.

A primeira troca foi dos pneus, um jogo de Assurance da Goodyear, que hoje estão montados nas rodas de Kombi da Eva. Esses pneus são mais duros, o que não fica muito bom para rodar.

Refizemos as rodas traseiras com tala 7 ainda de Brasília. Só que o trabalha feito foi bem ruim, com acabamento péssimo e me entregaram uma roda amassada.

Desisti de fazer as rodas de Brasília e parti para rodas de Fusca. Colocamos originais na frente e na traseira partimos para umas com tala 6. Fomos diminuindo a largura na traseira. Esse foi o setup que mais tempo ela andou. Com uns pneus chineses horríveis na frente e com Googdyear Efficientgrip na traseira. As medidas são menores na frente do que atrás.

Agora, por últimos trocamos as rodas da Blue pela da White. A mudança melhorou muito o visual do carro e ainda deixou ela mais confortável com os Goodyear Eagle Sport. As rodas modelo Porsche 356 são tala 5,5 nas quatro. Porém os pneus traseiros são maiores que os dianteiros na largura e altura.