Brasawhite – parte 2

Apesar de todo trabalho que tivemos com ela, com certeza foi a que mais me deu alegrias. Cada upgrade, troca de peça, manutenção, deixava o desempenho dela melhor, óbvio que algumas coisas não deram certo, porém são problemas que ocorrem. Depois de pegar o carro constatei algumas coisas. O motor, que não era o cadastrado nos documentos, estava ruim. Precisava na verdade colocar o dela mesmo no carro. Segundo que estava muito baixa e terceiro que as marchas não engatavam.

Porém eu tinha um plano, e esse plano começava com o motor. Levei o motor pro Márcio. Ele estava com um buraco no bloco. Terrível. Felizmente teve conserto. Mandamos pra retífica e com peças de três motores acabamos fazendo um! Ficou bom, o motor é bem forte, desenvolve bem, no entanto falamos sobre isso depois.

Pra vistoria teria que levantar o carro. A forma mais rápida e fácil foi simplesmente colocando molas no amortecedor. Isso fiz na primeira semana que estava com o carro. Comprei umas molas que colocam em gaiolas, elas aumentam de 5 a 7cm a altura do carro. Também já tirei as rodas traseiras e levei pro jateamento. Botei na traseira umas de fusca que tinha de reserva. Eu curti de cara elas, apesar dos pneus de perfil baixo.

O engate das marchas era terrível. Minha solução pra isso foi a alavanca da EMPI. É uma solução de médio custo, resolveu 100% dois grandes problemas, o de achar a primeira marcha e o que colocar a segunda na redução de terceira, ao invés da ré. Aquele barulho de gato esmagado era terrível.
O motor retificado foi pro lugar no dia 28 de outubro de 2017. Praticamente dois meses depois da compra do carro. Levei ela até Canoas, numa viagem demorada e ruim. O carro era péssimo de dirigir. Um dia todo de trabalho e montamos o motor. Abaixo, Nelton, Eu e o Márcio, nessa foto, só ele (na direita) estava fazendo alguma coisa. Nelton só estava aparecendo na foto pra dizer que fez algo.

Do motor que estava nela utilizamos os cabeçotes, as latas, o alternador, a polia e o distribuidor. Trocamos bomba de combustível, velas, platinado, bobina, a embreagem e correia. O kit 1600 era novo, mas hoje eu faria diferente. Trocaria por exemplo a bomba de óleo e pensaria em já achar uma solução para não utilizar o platinado.
Começamos as 9 horas da manhã e terminamos e as 16:30 demos a partida. Abaixo tem um vídeo do momento exato que ela ligou pela primeira vez com o bloco.

A primeira parte do projeto estava finalizada. Colocar o carro em ordem para passar na vistoria era o primeiro passo que queria dar. Porém era apenas o início de uma longa jornada.
LEIA AQUI A PARTE 3!!!