
Acho legal ter o manual do carro, ter acesso ao manual mesmo que seja através de imagens escaneadas ou até mesmo um vídeo como esse que montei. Por vários motivos.
O primeiro deles são todas as informações técnicas sobre o carro quando ele saiu da fábrica. O que, no caso dos meus, a Volkswagen achava importante verificar e trocar de tempos em tempos. Mesmo que com o passar do tempo as necessidade do carro, mais rodado, seja outra.

No meu caso eu tinha um manual da Parati, mas a Jô veio com o seu manual, bem surrado, faltando umas folhas, é verdade, mas veio.
Ambos os manuais são do ano de 1983. O que comprei num sebo de livros em São Paulo é de uma Parati Branca. E o outro não tem justamente as folhas que falam sobre os dados do carro. No entanto as datas das revisões são condizentes com o ano do carro e com a data das rodas. Então se esse manual não é dela, é de um carro que foi fabricado e entregue muito próximo.
Abaixo o vídeo:
Além desses dados técnicos, o Manual também é importante para quem quer levar o carro para o seu estado primordial de originalidade. Mesmo que alguns carros já possam sair das concessionárias modificados por acessórios oferecidos antes mesmo da entrega, o que ele mostra são as especificações que a fábrica trabalhava antes de entregar o veículo.
Acabamentos internos, forração dos bancos, modelo do rádio, entre outras tantas coisas. Tudo é possível ver no Manual.