Revisão nos freios da Eva

Com tantas modificações no motor, visando melhorar a performance da Eva havia passado da hora de dar uma olhadinha nos freios pra ver como estariam. No pedal a gente tinha uma oscilação quando pisava nele mais forte. Sensação que ocorre normalmente quando tem algo empenado. Porém Márcio também achava que poderia ser rolamento.
Na foto abaixo, sábado a tarde: Eva, Guerreiro (Fusca do Estefânio) e a Mia (Kombi do Márcio).

Pois bem. Começamos pela roda que estava com um vazamento de graxa, a dianteira direita. Trocamos nela os rolamentos e o retentor da ponta de eixo. As pastilhas estavam boas, embora o disco nem tanto. Desmontamos a outra roda e mesma situação. Pastilhas semi-novas e disco no final.
Na traseira as lonas estavam boas também. Uma boa quantidade de material, porém da mesma forma que os discos, os tambores estavam pra lá do Deus me livre. Originais Volkswagen. Esses foram trocados, não pela aparência, pela funcionalidade mesmo por “panelas” da hiperfreios.

Os discos dianteiros ficarão para uma próxima ocasião, por uma questão de custo mesmo, sabendo que não se brinca com freios de carros, ainda mais numa Kombi.
A trepidação a princípio tinha acabado, porém na estrada em velocidades maiores ela ainda aparece, bem mais suave do que era antes. Vamos ver quando terminarmos de trocar todo sistema.

You may also like...