Projeto Brasília 1800

Sempre é bom sonhar, esses dias falando com um amigo comentei: “se é pra sonhar, vamos sonhar grande”. Claro que dentro das nossas possibilidades. Mas sonhar com um motor 1800 não é algo tão complicado assim.

Quando estávamos pensando o motor da Eva, uma das nossas ambições era ter um motor 1700. É algo tão básico basta trocar o kit de pistões, não precisa usinar carcaça nem nada, que fica até acessível. Não fizemos porque no final das contas pra Kombi o 1600 montado como ele está, com todos os upgrades, já etá ótimo.

Só que andando na Kombi com o 1600 na configuração que está a gente já imagina esse motor 1700 ou 1800 na Brasília. E aí começam as vontades.

Mas como faríamos essa história?

Eu penso que primeira coisa seria um bloco novo. E também penso em fazer isso sem usinar, usando um virabrequim 74mm, no lugar do 69 original e usando o kit de pistões 88mm. Assim, a cilindrada já subiria para os 1800.

A tabela abaixo está no site Fuscanet.

Além disso penso em colocar o mesmo sistema que já tenho da White de bomba de óleo da EMPI. Com circulação externa. Fazer isso sem filtro, apenas com radiador. Medo de que ele não aguente o tranco de um motor mais forte, mas preciso pesquisar melhor sobre o assunto.

Carburação seria a mesma. Os Solex 32 transformados em 34, que já uso e penso que dariam conta do recado, talvez com alguma modificação na giclagem.

Minhas dúvidas ainda pairam no comando, W110 ou W100, e nos cabeçotes. Que sinceramente acho que deixar com a configuração original mesmo é uma boa.

A princípio esse novo coração seria instalado na White. Porque de todos os carros é o que tem o motor mais complicado. O bloco já sofreu alguma quantidade de problemas nesses 42 anos de vida. Porém é um projeto de longo prazo, ou até o motor dela abrir o bico.

You may also like...