Sai Platinado entra Hotspark

Apesar de ser bem mais caro que o platinado, o Hotspark nesse primeiro momento me pareceu extremamente eficiente. Deu uma arrumada e até o barulho do motor ficou melhor.

Ignição eletrônica é um Upgrade desejado por 11 entre 10 proprietários de Aircooled que não fazem questão de ter o carro todo original como saiu da fábrica. Ainda que um bom platinado funcione bem, em alguns casos durante muito tempo, as vantagens do outro lado são tentadoras.
Melhor consumo e mais potência. Quem não quer?
Pois então, comprei um kit com hotspark no Fuscanet: Hotspark, bobina e um jogo de cabo de velas. Vale mais a pena comprar os três juntos do que separados. Ia ter que comprar uma bobina e o jogo de cabos é bom trocar vez que outra. A bobina da marca Olimpic nunca tinha usado e o cabo, infelizmente não serviu, mas depois falamos disso.
Meu platinado nunca deu problema. Quase um ano instalado no carro e funcionou perfeitamente nesse tempo. Porém ao me deslocar para a oficina do Márcio, como sempre, no sábado o carro simplesmente parou depois de um estouro (POF!). Fiquei empenhado na estrada.
Chamei um Guincho e o diagnóstico foi: problema no platinado. Acho que ele ficou sabendo que iria ser substituído e resolveu tirar a própria vida.
Pena que tive que gastar com o deslocamento do carro estragado, mas bom que com o Hotspark instalado o carro ficou bem melhor. Principalmente em dois pontos: a lenta e na retomada. Eu achava que faltava sempre um pouco de resposta pro motor, quando em 4ª por exemplo, a 60km/h tentava aumentar a velocidade para 80. Ou de 80 pra 100km/h. Levava um tempo até o carro começar a desenvolver.
E a lenta, apesar de parecer que o carro fica um pouco mais acelerado, fica melhor. Assim que você liga não tem aquelas quedas de RPM que acabam desligando o motor se você não ficar acelerando. Rapidamente ele se mantém e não apaga. E é mais contínuo, não oscila.
Como já comentei, na estrada as acelerações e retomadas são mais fortes. Eu tinha uma ótima comparação. Pois na Azul tenho ignição eletrônica com a bobina do Gol MI. E era bem diferente nesses pontos que já comentei. E o setup é praticamente o mesmo. Dois carburadores, motor 1600. Até a medida dos pneus é igual.
A questão consumo de combustível não posso comentar, mas a princípio ficou pelo menos igual. Não cuidei, e nem tinha como fazer. É o tipo de assunto que tem que ser feito na estrada, com o tanque cheio pra dar certo.
Abaixo última foto do final de semana. Como sempre, agradecimentos ao Márcio Upgrades Aircooled, que fez a instalação e fez a supervisão da troca do outro facão regulável, porque estávamos rodando com um de cada marca.

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