Sábado, dia 13 de março, fomos até São Sebastião do Caí, só para dar uma volta mesmo. Tinha encontro de antigos lá, mas nem era nossa ideia participar, porque a intenção mesmo era botar os carros pra andar. Fabiano) Maciel foi com o Fubica (Fusca e o Zero Dois (Gustavo Corá) foi com o Vô Dalzochio (Fusca 78).
Só que estava um calor invernal. 38 graus de temperatura, com sensação de 41 e na estrada entre os carros e caminhões parecia, sinceramente sem brincadeiras uns 50 graus.
Abasteci 15 litros de combustível que seriam mais que suficientes pra rodar os 127km de ida e volta. Porque esse carro sempre fez 11 na estrada. Só que quase chegando fui olhar o ponteiro e vi que tinha baixado muita gasolina. Vazamento? Consumo mais alto?
Por via das dúvidas parei num posto e foram mais 12 litros pra dentro. O quanto de gasolina mostrava no relógio me fez crer que não era vazamento, nem consumo elevado. Apenas a boia.
Abaixo um vídeo da troca da vedação do tanque de combustível.
Foi um baita teste pros Aircooled.
Cheguei em casa e resolvi dar uma olhada, e os fios estavam com pouco contato, meio soltos. Isso melhorou o quanto mostrava de gasolina, mas não o suficiente. No outro dia eu tirei toda a gasolina do tanque. Notei que a borracha que liga o bocal de abastecimento ao tanque tinha um vazamento pequeno, mas tinha. Com o tanque mais cheio e o combustível batendo naquele ponto poderia vazar mesmo. Até senti um pouco de cheiro de gasolina mesmo na estrada.
Na frente o vazamento não é um risco grande, porque não temos áreas quentes onde ela poderia iniciar um incêndio, mas nunca é desejável tal situação. Outro problema que temos é a curva pra esquerda. A vedação da tampa de abastecimento também joga gasolina pra fora. Dois problemas.
Ao drenar o tanque encontramos 14 litros dentro do tanque. Dessa forma a média foi bem pior que o de costume. 9 km por litro. O quanto vazou de gasolina é difícil dizer e também é possível que com o calor um pouco tenha simplesmente evaporado.
Abaixo o segundo vídeo mostrando a drenagem do tanque.
Agora precisamos monitorar melhor essa situação pra ver o que realmente aconteceu. Se foi perda de combustível, com evaporação devido ao alto calor ou se simples e puramente o carro está consumindo mais.