Limpeza no motor da Blue

Ontem resolvi que ia acabar com o mofo do cofre da Blue. Fui ligar ela e ficou toda embrulhada, com cara de carburador sujo… nunca sequer havia tirado um giclê dela, nada. Em três anos trocamos: velas, correia do alternador, os filtros de ar, mangueira de combustível e filtro de gasolina.
Resolvi limpar os carburadores, porém pensei… o ideal era dar uma lavada nesse cofre. Mas se lavar aí a capela vai ficar feia toda descascada. E os cabos sujos, precisava tirar… Dessa forma achei melhor desmontar toda a parte de cima e lavar tudo, limpar, pintar algumas peças e voltar pro lugar.

Algo rápido e paliativo, não era minha ideia deixar 100% mesmo. Até porque essa parada pra ver tudo como está e arrumar vai ficar pra quando baixarmos o motor. Não está nem no nosso horizonte isso.
Ao desmontar uma surpresa. Os parafusos laterais da capela não existiam. Um dos giclês de lenta elétrico nem estava ligado. E não influenciava na lenta do carro.
A parte da ignição eu só limpei mesmo. Nessa parte sou muito fraco e só passei um paninho pra tirar o mofo e voltei pro lugar. Cuidei bem na hora de meter o lava jato, ensaquei tudo.
Carburadores
Sempre achei que a aceleração dela era muito boa. Descobri o motivo. Os injetores 60. Alias a configuração é bem interessante:
Injetor: 60 Principal: 155 Lenta: 52,5 Respiro: 115
Aí tirei os de lenta 52,5 elétricos e coloquei os normais 55. Abaixo o comparativo dos três carros que tem dupla carburação. Outra hora podemos falar um pouco mais dessas diferenças de giclagem. Tem coisas que só dá pra descobrir abrindo e vendo como é.

Blue White Eva
Injetor 60 50 50
Principal 155 155 155
Lenta 55 67,5 70
Respiro 115 115 115

Troquei as mangueiras todas, o filtro de combustível e também tive que trocar a tampa do distribuidor. Ficou muito bom. Um dos injetores estava entupido, aí um dos lados estava melhor que outro. Além disso só sujeira externa mesmo. Internamente nada de muito anormal.
Não alterei nada. Nem troquei os giclês, boias e agulhas. Apenas as juntas para vedar bem. Time que está ganhando não se muda. Fiz umas juntas para a ligação entre os coletores e os carburadores.

Não ficou 100%? Não ficou. Tem coisa pra fazer? Tem. Mas é isso aí. Pra hoje a minha consciência tá tranquila. 🙂
Notas para a próxima ida na auto peças ou num mercado de pulgas:

  • Tampas dos filtros de ar dos carburadores são diferentes. Frisinhagem;
  • Arrumar a fiação, organizar mais bonitinho;
  • mangueira do respiro do óleo, trocar por uma preta (tenho no estoque até).

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