Revisão na caixa da Eva

Voltando da Quarta Independente de Março, do IVC, pensei que já era definitivamente de mandar a caixa de marchas da Eva para uma revisão. Qualquer dia eu ficaria sem marchas pela estrada, aquela volta foi a noite, lá pelas 23 horas. Não é uma hora boa, apesar do socorro da Free Way ser bom, ninguém quer ficar empenhado.

No entanto é um procedimento complicado já que é preciso tirar o motor pra tirar a caixa, estava empurrando com a barriga. Até que um dia mandei uma mensagem pro Márcio dizendo: “vamos baixar a caixa?”. Pode ser, disse ele.

Falei com o Sr. Zueli, em Canoas, especialista em caixa, pra ver quando ele poderia abrir e ver o que era. Prontamente, a hora que fosse, dava pra deixar lá.

Marcamos, eu e o Márcio, mais o Gustavo (Gugu) que estava de férias sem nada pra fazer. Desmontar é bem fácil, vai tirando parafuso e vai desconectando os bagulhos e quando vê o motor tá fora. A caixa é mais fácil ainda. Já havia tirado o para choque, e a saia traseira do motor, menos duas coisas chatas pra fazer.

Ao tirar Márcio ainda comentou que seria legal colocar a relação do Gol BX, pra dar uma alongada, já que eu queria um motor mais forte no futuro, e seria interessante pra aproveitar essa potência. Ao tirar a caixa vimos que ela é de BX, por isso a relação longa e a “4ª infinita”.

Nessa mesma tarde, enquanto a gente buscava outras peças para outras partes, Seo Zueli ligou dizendo o que era. Garfo da primeira quebrada, e os sincronizados ruins. Por isso da primeira pra segunda arranhava, e da segunda pra terceira também.

Não esperava porém que fosse tão rápido. No outro dia pela manhã estava pronta. Na tarde, ou seja 24 depois de tirar, já estávamos colocando no lugar.

O resultado foi ótimo, se desse pra voltar no tempo, a primeira coisa que eu faria seria essa revisão na caixa. Sem dúvidas. O carro ficou muito melhor de andar, sabendo que cada marcha está em seu devido lugar. O vídeo abaixo mostra melhor como ficou o câmbio revisado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *