Bomba de óleo da EMPI mais filtro

A bomba de óleo da EMPI não é barata, se comparada a bomba original, porém é um item que entrega mais performance, e é partindo desse ponto que precisamos começar a falar, sem comparar valores.
Comprei pela FuscaNet, principalmente porque os caras dão suporte, te indicam o que é melhor. Conversei rapidamente e expliquei que queria a bomba EMPI de 32mm e queria botar um filtro de óleo. A bomba 520 reais, suporte do filtro com entrada e saída 110 reais. Valores arredondados. A vista tem um descontinho e sempre tem um cupom pra baixar mais o valor. Não estou ganhando nada pela propaganda. Só acho justo dizer que fui muito bem atendido e que poupei tempo fazendo isso.
Final de novembro as peças estavam aqui, porém dezembro é muito corrido. Não deu pra instalar. Ficou para essa semana, Fui lá na MUAR (Márcio Upgrades Aircooled) pra botar a bagaça pra funcionar.

Prós e contras
Como tudo, temos pontos positivos e pontos negativos. Vamos falar primeiro do principal ponto.
Como falei a peça (Bomba de óleo) tem um desempenho melhor do que a original do carro. Na Eva, tínhamos uma bomba de marca alternativa já. Que estava vazando pela tampa quando o motor esquentava muito. De 28mm para 32mm, mais bombeamento de óleo no sistema. Na teoria mais desempenho.
Segundo ponto importante é o aumento do volume do lubrificante no sistema. Dependendo do tamanho do filtro, é claro. Escolhi um filtro que entrou 500ml de óleo. Fora o que cabe nas mangueiras, mais ou menos 1 metro e 20. Sei lá… mais 500ml? Talvez até mais um pouco. Mangueiras de 8mm que aguentam altas temperaturas.
Abaixo na foto a bobina bem pra esquerda onde recebe ar mais limpo.

Temos assim um aumento de 40% de lubrificante. Isso é muito bom. Nesse caso significa um pouco mais de tempo para que, por exemplo, o óleo esquente e o motor passe a perder desempenho. Que é o que basicamente acontece com a Eva.
Agora os pontos negativos.
Como falei, o preço não é negativo nesse caso. Mas o fato de ser uma peça de alto valor agregado, não está disponível para venda em qualquer auto peças. Isso é fato. Pra conseguir outra eu vou ter que apelar para a internet, o que me deixará empenhado no caso de falha.
O contraponto é que sem grandes problemas eu posso tirar a bomba da EMPI e voltar para o sistema original, perdendo é claro todos os prós já citados.
Segundo ponto negativo é a posição em que o filtro foi instalado. Eu queria, pensei bastante, um ponto mais protegido, porém fiquei com o posicionamento que vi no vídeo do Tonella. Junto ao suporte do para choque esquerdo. Tem um outro suporte pra colocar junto aos prisioneiros do escape. Mas ali é uma área que passa dos 100 graus fácil. Além de filtrar a função também é resfriar o óleo, não aquecer. Estamos menos seguros ali, a roda pode acelerar uma pedra no filtro, mas é um risco que vamos correr.

Manutenção das mangueiras é um outro ponto negativo. Nem chega a ser, é mais um item de checagem mesmo. Elas sim ficam num ponto muito quente. Medindo as temperaturas naquela região o escape está acima dos 100 graus, o filtro de óleo quase nos 60, enquanto que as mangueiras perto dos 80. Tudo isso externamente.

Não sei realmente quanto tempo elas aguentarão. Fizemos uma adaptação para que elas de forma alguma tenham contato com o escapamento. Ficou ótimo. Cuidar das abraçadeiras e das mangueiras é obrigatório, como também é ter um pouco de mangueira e abraçadeiras reservas.
Montagem
Foi bem tranquilo montar. É preciso ter ferramentas certas, pra tirar a polia e tirar a bomba, necessário dois sacadores. Botar no lugar a bomba tem que ser com calma. O suporte do filtro já estava instalado. Chato é ter que tirar o para choque, a lata do carro e as latas do motor.
Aí temos um problema. A bomba EMPI é maior que a original. É preciso adaptar a chapinha que fica atrás da polia, porque ficaria raspando. Nessas horas ter um mecânico chapeador como o Márcio, não tem preço. Não que isso seja difícil, martelar metal, porém difícil é fazer isso com precisão, rapidez e sem deixar muitos ferimentos na peça.
Colocamos 3 litros de óleo pra dentro, e bora testar.
Primeiras impressões e retorno pra casa

Logo de cara, numa volta rápida pelo bairro deu pra ver que ficou melhor, o torque em baixa principalmente. Onde antes tinha que engatar a primeira, já consigo sair de segunda. Seria na estrada, voltando pra casa que veria se o upgrade foi válido.
O que posso dizer é que o motor ficou mais esperto. O torque melhorou e depois de rodar 40 minutos no retorno, é um trecho de cidade e estrada, chegamos com o motor morno, num horário que ainda estava uns 25 ou 26 graus. E melhor, sem perda de desempenho. Isso que esperávamos já que a Kombi realmente esquenta mais que Fusca e Brasília.
No outro dia da instalação, motor frio e depois de mais de 12 horas do óleo baixando, a vareta ainda pedia mais um litrinho. Então temos 4 litros agora. 60% a mais do que os parcos 2,5 litros originais.
Falta agora um teste mais definitivo para ver se em condições de estrada ela roda sem problemas 100km, por exemplo. Sem perder rendimento, nem baixar muito óleo. Essa é a questão.
Na foto, o motor em setembro de 2018, quando instalamos os dois carburadores e agora depois da instalação da capela, pouco antes da colocação da Bomba de Óleo nova. Para isso é preciso tirar a surdina. Nesse caso é bem simples, basta tirar dois parafusos das abraçadeiras. Mas em alguns casos pode ser menos tranquilo.
Fiz um vídeo falando e mostrando um pouco mais da instalação e dos upgrades que fizemos no moto da Eva. Tudo com a Santa ajuda de Márcio. Muito obrigado e aguardemmm, novas atualizações.

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2 Responses

  1. Homero diz:

    qual o valor da bomba de 32mm,tens o kit com filtro auxiliar com a bomba 32mm,com o radiaodr,qual o valor?

    • volkswageria diz:

      Opa, tudo bem?
      O valor da bomba, com radiador e suporte para o filtro do óleo hoje em dia deve ficar por volta de 1200 reais. Fora a instalação.