Retifica do Motor da Eva

Entre a retirada do motor e o início da montagem dele foram três semanas. Pra ser mais exato 24 dias. Assim que voltamos de Santa Cruz, logo na segunda-feira comecei a desmontar e na terça-feira o Márcio veio até aqui para terminar, e levar o bloco até a retífica. Isso foi no dia 9 de julho.
Fiquei com todas as peças, tirando o bloco, bielas e virabrequim, pra lavar e limpar, reformar, estragar e comprar, o que fosse preciso, novas. Foram três semanas assim. Não consegui fazer tudo, porque o tempo não ajudou. Uma coisa que não fiz foi pintar o cofre do motor. Vai ficar pra próxima, quem sabe no verão.
Abaixo a primeira foto depois da montagem final e abaixo na segunda-feira dia 8 antes de começar a desmontar, todo sujo de óleo.

Mesmo assim, dentro de um orçamento que não era ilimitado, fizemos muitas coisas legais.
Pegamos um comando W100 na primeira leva de peças. Isso já estava previsto, e mais umas bugigangas. Depois tivemos que comprar um virabrequim novo, o que estava no carro não estava bom, falei disso aqui nessa postagem. Isso já era sexta-feira, quando a retífica nos falou sobre isso. Fiz a encomenda no final de semana, mas tivemos um problema no pagamento que retornou, Terça-feira fiz novamente e as peças chegaram via Sedex na quarta-feira!!! Pessoal do Fuscanet ajudou demais nessa.
Imprevistos sempre vão aumentar o prazo de finalização.
Ainda tivemos que fazer uma terceira compra porque simplesmente não encontrei o filtro de óleo que usamos nas auto-peças. Procurei bastante, mas só encontrei os das marcas duvidosas que não funcionam direito no projeto, e que já foram testadas.

O kit 1600 original Volks da Mahle foi comprado numa auto-peças em Novo Hamburgo.
Na sexta-feira dia 19 a retífica estava com todas as peças (bloco, vira, bielas e comando) para ajustes. Prometeram para a outra quarta-feira a entrega. Na quinta pegamos o bloco e já deixamos com o Márcio. Meio que programamos a colocação no carro para a outra quinta-feira, dia 31. Porém o início da montagem ficou para a sexta-feira dia primeiro, e a colocação no dia 1º de agosto.

Montagem
Tivemos que fazer ainda algumas adaptações e correções durante a montagem. Coisas que acontecem. Por exemplo: a polia do virabrequim é nova. Batia na lata do motor, porque a Bomba da EMPI é maior que a original. Fica tudo bem justo nessa área, além de uma solda no pé do radiador de óleo da capela. Peça que no futuro teremos que trocar. Solda é a especialidade de São Márcio, então fico bem tranquilo em relação a isso.
Fomos seguindo, montando o quebra-cabeças até que não havia mais nada para colocar. Só faltava ligar mesmo pra testar o funcionamento. Nessa hora bateu uma ansiedade básica, medo que algo não funcionasse, mas o Cristiano que é cliente do Márcio estava lá nesse hora disse “vai ligar de primeira”.


Dito e feito. Ligou de prima com tudo funcionando perfeitamente. Acima o vídeo da primeira partida. Sem lenta, mas foi de primeira. Meia volta no parafuso do acelerador e já na segunda ligada se sustentou. Ainda foi ligado uma terceira pra ver se dava uma regulada. Logo na primeira partida deu pra ver que o motor ficou forte.
Perfeito trabalho terminado, colocamos no porta malas do carro, marcamos para instalar no sábado pela manhã.

Instalação
Praticamente nenhum problema na instalação do motor, faltava ligar o sistema de combustível e o restante do sistema de óleo e equalizar os carburadores. Tudo feito, ligamos novamente e ficou muito bom. O ronco do motor ficou demais agora com a surdina completa. Finalmente conseguimos ouvir o escape funcionar sem o barulho do motor estragando.
No total foram 4 litros e meio de óleo. O filtro de óleo que usamos foi o da D20, da marca Fram. Na próxima eu falo das primeiras voltas. Posso adiantar que ficou fantástico de andar. Agradecimentos especiais como sempre ao Márcio. Não ficou perfeito por falta de algumas peças, mas nosso orçamento era limitado como falamos, mas dentro das possibilidades posso dizer que Tu é ô Cara!!! Show!!! Brigado.
Abaixo foto da primeira volta. Meio suja… mas beeeem Melhor.

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