Eva – linha de tempo

Acima, foto da esquerda 15 de maio de 2018. Na direita 06 de agosto de 2019. Veja aqui a linha de tempo completa da Eva, desde quando ela chegou na família até o momento. Algumas modificações contam com vídeos, fotos e descrições completas de tudo que foi feito.

07.04.2020 – troca dos cabeçotes da Eva. Depois da quebra da mola montamos dois novos, com válvulas novas e molas EMPI. Também trocamos as capas de tuchos e o retentor do volante. Aqui falamos um pouco sobre isso, e temos um vídeo falando mal de peças de reposição.

27.03.2020 – colocação dos bancos dianteiros da Xsara Picasso. Finalmente temos o jogo completo instalado no carro. Veja mais fotos e vídeo aqui.

23.12.2019 – troca do joelho (parte do paralama) esquerdo, que estava se desfazendo com a ferrugem.

13.12.2019 – primeira troca de óleo e filtro depois que motor foi feito. Demoramos pra rodar 1000km. Foram colocados 4 litros de 20w50 mais o militec.

06.09.2019 – troca das pastilhas de freio. Agora sim conseguimos melhora nas frenagens.

17.08.2019 – troca da grade dianteira. Colocamos a do modelo mais novo, que tem as linhas horizontais ao invés das verticais. A gente gostava da antiga e gostamos da nova, a grade da kombi deixa a frente com uma aparência mais larga, e é assim pra combinar com a grande do radiador que as Flex tem.

10.08.2019 – troca dos discos de freio. Quase quatro meses após a troca dos tambores traseiros. Tinha uma vibração chata no pedal, um dos discos estava nitidamente empenado. Solucionado o problema, embora em termos de frenagem não tenha melhorado realmente.

Abaixo o motor como ele estava em agosto de 2018, depois em abril de 2019 e por último em agosto de 2019. Para ver todas as modificações listadas, continue rolando a página para baixo.

06.08.2019 – colocação do filtro de gasolina da EMPI. Aqui um texto com alguns atalhos que tivemos que tomar.

03.08.2019 – motor da Eva volta para o cofre e as últimas ligações são feitas, parte elétrica, combustível e óleo. Regulagem dos carburadores é feita e ela está pronta pra rodar novamente. Aqui temos um resumo do que foi esse processo.

02.08.2019 – começamos a montar o motor pela manhã. Por volta das 15 horas ele já estava pronto para ligar, ainda na bancada da MUAR. A primeira partida foi de primeira.

25.07.2019 – Motor retorna da Retífica, trabalho atrasou porque tivemos que fazer a encomenda do Virabrequim e das bielas. O bloco já se encontra na MUAR (Márcio Upgrades Aircooled) para montagem. Deve voltar para o carro na próxima quinta-feira.

19.07.2019 – As rodas Phone Dial, réplicas do Porsche 928 chegaram. No dia 21 montamos dois pneus para testes. Temos dois textos falando sobre isso aqui e aqui.

09.07.2019 – Retirada do motor e envio pra retífica. Depois da viagem para Santa Cruz vários problemas apareceram e felizmente conseguimos ir e voltar. Porém não dava mais para adiar.

29.06.2019 – instalação dos trilhos e das cortinas. Leia e veja aqui como ficou.

22.06.2019 – troca dos balancins originais pelos da EMPI, com eixos forjados, lubrificados e com parafusos esférios. Deu algum trabalho porque pra abrir um lado das tampas dos cabeçotes é preciso tirar a surdina. Isso ninguém fala na hora de comprar, mas é uma trabalheira.

18.05.2019 – Troca do pedal do acelerador. Na verdade retirada do pino que segura o pedal. São Márcio operou mais um milagre para retirada da peça e já aproveitamos para trocar várias peças desses sistema, com um kit de reparo que é vendido, mas difícil de encontrar, em algumas auto-peças.

27.04.2019 – instalação do sistema de som, pelo menos a primeira parte dele. Para ver o que colocamos clique aqui. Instalação feita pelo Carlos da Strom.

20.04.2019 – início da manutenção nos freios. Troca dos rolamentos da roda dianteira direita e tambores das rodas traseiras. Aqui falamos mais sobre essa troca.

16.04.2019 – instalação do reservatório do respiro do óleo. Clique aqui para ler mais sobre esse assunto. Desde que foi instalada a Bomba de óleo os gases aumentaram e apenas um filtro comum não estava mais dando conta. Colocamos um da Imohr de 0,5 litro.

11.04.2019 – finalmente ligamos o radiador de óleo no sistema. Agora temos a bomba da EMPI de 32mm, o filtro de óleo e o radiador. Devido a algumas mangueiras de baixa qualidade tivemos duas falhas por conta da alta pressão e do calor. Mas tudo serve sempre como aprendizado e estamos trabalhando agora com mais óleo no motor. De 4 a 4,2 litros no total. Quase 70% a mais que os 2,5 litros originais.

04.04.2019 – Colocação de novos cabeçotes zerados, com válvulas de admissão e escape novas, retorno da caixa de câmbio revisada e instalação do escapamento dimensionado 4×1 com abafador normal, pra fazer pouco barulho do @ponta_escapamentos. Coube como uma luva, incrível. Foto acima.

03.04.2019 – Retirada da Caixa de Câmbio para manutenção (Finalmente). Equipe Alpha da MUAR veio até Gravataí e fez a retirada. Um trabalho muito rápido e já pela manhã levamos para o especialista arrumar. Seo Zueli na tarde mesmo passou o orçamento e o que achamos que levaria 3 dias, no outro dia já estaria pronto. Também, óbvio, baixamos o motor.

16.03.2019 – Revisão completa feita pela @stromvwaar do Carlinhos Minga. A revisão simplesmente acabou com vários problemas crônicos na elétrica. Ainda identificou alguns pontos que poderiam ser problemáticos no futuro.

04.03.2019 – ligação dos faroletes que estavam aguardando instalação desde janeiro!!! Também feita uma nova ligação da boia do tanque de gasolina. Porém o funcionamento não ficou 100%. Vamos ter que procurar uma boia da VDO, mesma marca do relógio.

02.03.2019 – instalação do conta giros da Restaurakar. Todos os problemas e considerações podem ser vistas aqui nessa postagem, e você também pode ver aqui o funcionamento do Conta Giros no vídeo que está no youtube.

22.02.2019 – Instalação da Alavanca de câmbio da Runner. Temos dois vídeos falando sobre isso. Primeiro o Unboxing aqui e parte da instalação e primeiro teste aqui. A alavanca funciona melhor com a caixa nesse estado bem ruim em que ela está.

24.01.2019 – Troca da bomba de óleo por uma bomba EMPI e também um filtro de óleo externo. Troca da capela do motor. A mudança rendeu bons frutos, baixando mais um pouco a temperatura do cofre do motor. Estimamos que com o filtro e as mangueiras o sistema comporte mais 1 litro de óleo, pelo menos. Leia mais aqui.

19.01.2019 – Eva vai até o seu primeiro encontro com quilometragem acima dos 100km. Foi para Lajeado, encontro em dois dias. Motor esquentou na volta, leia mais aqui.

17.01.2019 – Instalação de amortecedores de Opala na frente para ter mais curso na suspensão. Adaptação funcionou bem e os mesmos não deram mais final de curso, devido ao fato dela andar um pouco mais baixa que o original.

12.01.2019 – instalação da antena do PX e do bagageiro. O segundo fomos buscar em Sapiranga. Uma viagem de ida e volta com mais de 120km. Se comportou muito bem, foi incrível.

07.01.2019 – troca da bobina de lugar. Tiramos da capela pra posicionar mais perto da entrada de ar esquerda. Baixou em 12 graus a temperatura dela. Assista o vídeo abaixo:

30.11.2018 – instalação do acoplamento do varão do câmbio da EMPI. Melhoraram um pouco os engates. Um pouco mais de precisão, porém ainda falta alguma coisa.

25.11.2018 – Eva vai ao seu primeiro encontro de antigos, em Alvorada. Na volta perdemos o parafuso do acoplamento do varão do câmbio. Perdemos todas as marchas. Tivemos que improvisar um parafuso no lugar. Chegamos em casa, sem problemas, mas…

18.11.2018 – caixa de direção roletada é instalada. Muito melhor de dirigir, sem folgas, férias ou feriados. Muito mais segura para andar. Já dá pra ir pra estrada, sem problemas.

13.10.2018 – Eva ganha kit de suspensão regulável. Catracas na frente e facão regulável na traseira. Porém motor de arranque que era novo dá pau e precisa ser novamente trocado. Colocamos um igual ao que temos na Brasawhite. Ótima marca. O outro comprado no mercado livre foi trocado sem problemas.

04.10.2018 – Ignição eletrônica é trocada por hotspark. Trocamos os giclês dos carburadores para maiores. Márcio terminou o suporte para os bancos da Picasso.

29.09.2018 – Carburação dupla da EVA é instalada. Ficou mais forte, porém a ignição eletrônica deu pau. Xingling da vida não aguentou o tranco.

27.07.2018 – Logomarca frontal da Volks é instalada. Originalmente é do modelo mais moderno.

06.07.2018 – Kit de Carburação dupla chega e aguarda para ser instalada.

04.07.2018 – troca das sinaleiras traseiras. Das tricolores por bicolores, apenas vermelho e branco.

30.06.2018 – Bancos traseiros são montados para teste. Esses bancos eram originalmente de uma Xsara Picasso. Além de serem em couro, tem encosto de cabeça e o do meio vira uma mesinha. Será ótimo para viagens quando estiverem definitivamente no lugar.

21.06.2018 – Instalação da Alavanca da EMPI. Melhoraram os engates, mas ainda temos que trabalhar nesse câmbio. Não sabemos qual é exatamente o problema.

20.06.2018 – Forração das portas é trocada, agora elas são em tecido xadrez, branco/preto/azul. Feitas em casa mesmo. E fixadas no lugar com velcro. Não ficou 100%, mas deu uma boa cara pro carro.

04.06.2018 – Primeiro banho, interno e externo.

02.06.2018 – Eva pega pela primeira vez a estrada para ir pra casa. Sem maiores problemas além do motor bem fraco que teve muitas dificuldades nas subidas da RS118 que nem são tão pesadas assim.

29.05.2018 – rodas traseiras, que eram as dianteiras, depois de jateadas, preparadas, pintadas e montadas com os pneus Goodyear que eram da Brasawhite, os assurance são instalados. Só de estar com rodas prateadas e calotas novinhas já mudou totalmente.

Uma das porcas da roda traseira direita não queria sair. O que resultou numa operação um pouco delicada naquela roda para conseguir trocar. Nada que Master Márcio não pudesse resolver.

Não foi o único parafuso que precisou ser trocado. Outros sete foram substituídos.

21.05.2018 – Família é apresentada para Eva. O dia estava chuvoso, mas mesmo assim deram uma volta, um test drive com o pão de forma. Não foi fácil essa volta, era muita coisa pra fazer e era apenas a primeira semana dela conosco. Porém todos gostaram.

17.05.2018 – Primeiras modificações na carburação, nova giclagem.
16.05.2018
 – Eva ganha rodas da frente novas com pneus Goodyear Assurance. Rodas que foram retiradas foram pro jateamento.

15.05.2018 – Eva entra pra família. Nosso encontro foi em Canoas. Já ficou na MUAR (Márcio Upgrades Aircooled) para melhorias básicas. Um Sonho antigo, sonhado há pelo menos 10 anos era realizado, uma Kombi 1988 envidraçada de 9 lugares modelo Clipper. Muito trabalho pela frente, mas agora era apenas uma questão de arrumar com calma as coisas. Leia mais aqui.